Marca Ladeh PUC-Rio

Laboratório de Design de Histórias

Departamento de Artes e Design - PUC-Rio

O LaDeH pesquisa a experiência narrativa, sua dimensão interdisciplinar e multimídia. A criação e o consumo de histórias atravessam a produção de conhecimento em diferentes culturas e, por conta do seu hibridismo, consolidam-se também como objeto de estudo do campo de design.

A experiência de narrar inscreve-se no contexto dos objetos, das mídias em geral e do ambiente digital gerando questões teóricas e técnicas diversificadas que demandam uma metodologia interdisciplinar. Assim, aspectos psicológicos, sociológicos, comunicacionais, artísticos e tecnológicos dialogam no estudo desse esforço particular de expressão criativa.

As implicações políticas, subjetivas e culturais da experiência de contar histórias apontam, portanto, não só para uma relevância estética, mas também ética e social. E os estudos realizados no LaDeH pressupõem essa reflexão sobre a responsabilidade e os desdobramentos de suas ações na sociedade e nos indivíduos.

Objetivo

Pesquisar a teoria e técnica narrativa em uma perspectiva híbrida.

Abordar o estudo técnico a partir do conceito de transposição de conteúdo na diversidade de: linguagens (textual, imagética, híbrida); suportes (web, impresso, CD-ROM, vídeo, teatro); fluxos (linear, ramificado, seqüencial, planar) e estímulos sensoriais (imagem, som, tato, movimento). O que inclui o estudo das artes performativas como o Teatro em relação direta com a experiência midiatizada. Trabalhar com a experiência subjetiva diante dos suportes de expressão narrativa e seus desdobramentos tais como, memória, resistência, exposição, alteridade, constrição, deperecimento, perpetuação e poder. Investigar as pulsões envolvidas nessa relação e analisar suas especificidades contextuais. Investigar as relações com o mercado e com a cultura pela triangulação proposta pelos Estudos Culturais. Estudar as instâncias hegemônicas de produção narrativa na História e as alternativas marginais de resistência e subversão. Novas situações de mercado onde se inscrevem experiências inaugurais de autoria ou de produção estética (como a direção de arte de montagens multidisciplinares).

Coordenação

Prof. Gamba Jr.
gambajr@gmail.com



Copyright 2011 Laboratório de Design de Histórias. Todos os direitos reservados