Marca Ladeh PUC-Rio

3º PARLA!

2013 - Mostra de design de personagens

Untitled document

Parla! - Mostra LaDeh de Design de Personagens foi criada em 2009, na PUC-Rio. Esse ano, em sua terceira edição bienal, comemora a participação nas comemorações do Mês do Brasil na China, promovidos pelo Itamaraty e o Institute of Visual Art da FUDAM. Em sua primeira edição, a Parla! foi competitiva e ocorreu dentro de um congresso internacional de games no Brasil. Apadrinhada pela Profa. Maria das Graças Chagas, tivemos o  patrocínio da Oi-Futuro que premiou os três primeiros lugares e a montagem da exposição. Apesar de estar dentro de um encontro sobre games, a Parla! já nasce com a proposta de incluir não só diferentes técnicas de representação (aquarela, colagem ou computação gráfica), mas também, personagens para diferentes suportes (animação, literatura ilustrada, toy art ou, até teatro). O objetivo era dar visibilidade ao design desde o briefing até sua aplicação – por isso, a exigência de projetos finalizados.

Na segunda edição, fizemos uma parceria com a Fundação Planetário do Rio de Janeiro. Ao invés de produtos prontos, como na primeira edição, agora precisávamos criar os projetos para o Planetário. Para tanto, ao contrário de uma mostra competitiva, organizamos uma mostra colaborativa. Criamos também uma metodologia de projeto alicerçada em etapas coletivas e individuais alternadas, e viabilizadas pela organização de atividades presenciais e à distância, síncronas e assíncronas. Organizamos uma plataforma on-line que usava diferentes ferramentas para funções distintas e bem coordenadas. A metodologia foi um sucesso e dessa experiência nasce a versão internacional da terceira mostra.

Esse ano, usamos o mesmo ferramental para formar dois grupos de trabalho e misturamos aspectos colaborativos e competitivos: alunos e professores de Shangai desenharam personagens sobre o Brasil e, na PUC-Rio, professores e alunos criaram personagens sobre a China, que serão julgados por professores em ambos os países. Em função do pouco tempo e de universos culturais tão distintos, a proposta era que emergisse não o resultado de pesquisas de experts, mas sim, a manifestação do que o imaginário poderia gerar, ainda que com mitos, tabus e equívocos. Por isso, partimos dos sentidos de arquétipo, clichê e estereótipo, baseado na pesquisa sobre Iconologia do Prof. Marcus V. de Paula da UFRJ, que junto com as Profas. Isabel Oliveira e Luíza Novaes da PUC-Rio (colaboradoras desde a primeira edição) integram o júri da premiação brasileira. Em nossa capa, o Guima, mascote da mostra criado pelo Prof. Miguel Carvalho, se vê entre estrelas (grafismo presente em ambas as bandeiras) e encantado com a dimensão internacional que ganhou. Mas, sem dúvida, o grande presente para o LaDeh em todas as mostras foi o contato com designers dessa área e a ampliação não só de sua rede de conhecimentos, mas também de amizades. Agradeço, por fim, a cada integrante do LaDeh que inclui professores e alunos de Graduação e Pós-graduação que, nesses cinco anos, se empenharam para que a Parla! existisse.

E que agora, você também participe, conhecendo essa galeria de personagens.

Parceiros



Copyright 2011 Laboratório de Design de Histórias. Todos os direitos reservados