Marca Ladeh PUC-Rio

Guima, mascote da mostra criado por Miguel Carvalho

Turma incompleta dos participantes do Brasil

Turma de participantes dos Estados Unidos

Processo de criação de participante do México

Processo de criação de participante do México

Estudo de personagem produzido por Allan Matias

Estudo de personagem produzido por David Muss

Estudo de personagem produzido por Nicole Schlegel

Estudo de personagem produzido por Eduardo Andrade

Estudo de personagem produzido por Humberto Barros

Estudo de personagem produzido por Gamba Jr.

4º PARLA!

2014 - Mostra de design de personagens

Untitled document

Parla! - Mostra Ladeh de Design de Personagens foi criada em 2009, na PUC-Rio. Esse ano, em sua quarta edição, integra duas universidades, a Parsons The New School for Design de Nova York e a Iberoamericana da Cidade do México.

A Mostra já percorreu temas distintos como o cosmos e a cultura da China, agora se debruça sobre um objeto caro ao estudo da narrativa: a morte.

Tendo como ponto de partido o texto O Narrador da obra de Walter Benjamin, essa edição pôde recuperar diversos autores já estudados pelo Ladeh a na minha tese de doutorado em particular. Assim, sendo a finitude como um elemento fundamental na construção da noção de intriga, narrativa e tempo, entendemos que para o Design de personagens essa reflexão poderia ser enriquecedora para o que é o grande objetivo dessas mostra: estudar a criação narrativa ficcional a partir do estudo da imagem, tendo como recorte a representação do personagem. 

A oportunidade de trabalhar com duas culturas distintas ampliou o sentido da exposição para a representação cultural da morte, suas singularidades e reincidências. Assim, México, EUA e Brasil revelam traços identitários, referências ancestrais, fatos contemporâneos e releituras inovadoras da própria experiência. Os três grupos de estudantes e professores trabalharam durante o segundo semestre de 2014 para podermos ter os trabalhos concluídos, como apresentados aqui, ainda no final desse ano.

O Ladeh propôs uma subdivisão no tema que apontava três categorias distintas, o trágico, o transcendente e o mórbido. 

No trágico, uma dimensão mais lógica, que lida com a conceituação e o enfrentamento dos limites de compreensão, a falta, o inevitável e o sofrimento. 

A transcendência já envolve aspectos que propõe uma sublimação, uma continuidade, mais mística ou religiosa com noções como a da salvação, a eternidade e superação da dor ajudando a tornar tolerável a perda. O mórbido é a condição que se fixa na representação da tanotomorfose (aspecto formal da decomposição cadavérica) e nas consequências estéticas, físicas e materiais, lidando com a escatologia, o insuportável, a perversão e o degenerado. 

As três dimensões se interpenetram, e assim, podemos ver a dimensão mórbida e transcendente emergir na reflexão trágica, ou vice-versa, mas conseguimos visualizar pulsões distintas com diferentes papéis sociais e ideológicos. 

Usamos encontros presencias e virtuais para os grupos de cada país e os grupos entre si conseguiram compartilhar processos através de plataformas digitais síncronas e assíncronas. A parceria com o SESC-Rio permitiu a exposição dos trabalhos. O comitê organizador do Brasil contou comigo e os Mestres Marcelus Gaio Senna, Ana Claudia Sodré e Miguel Carvalho. 

Foram selecionados para as exposições três primeiros lugares e três menções honrosas de cada país. O Júri do Brasil selecionou os trabalhos do México, o do México selecionou os dos EUA e o do EUA selecionou os do Brasil. Alguns membros do comitê e do júri puderam participar com desenhos, mas não concorreram à classificação. 

Mas, sem dúvida, o grande presente para o Ladeh em todas as mostras foi o contato com designers dessa área e a ampliação não só de sua rede de conhecimentos, mas também de amizades.  Agradeço, por fim, a cada integrante do Ladeh que inclui professores e alunos de Graduação e Pós-graduação que, nesses seis anos, se empenharam para que a Parla! existisse. 

E que agora, você também participe, conhecendo essa galeria de personagens.  

 

www.parla2014.com.br

Parceiros

  



Copyright 2011 Laboratório de Design de Histórias. Todos os direitos reservados