Marca Ladeh PUC-Rio

Legenda 1

Legenda 2

Legenda 3

Legenda 4

Legenda 5

Legenda 6

Legenda 7

Legenda 8

Legenda 9

Dia Mundial Anti-Tabagismo

2009 - Palestras e performances

Untitled document

Consolidando a parceira com INCA, ANVISA e o NAE, O LaDeh, depois da criação das imagens de advertência e da Pesquisa de recepção nas estações do Metrô em 2008, participa da organização de edições do evento FALA SÉRIO e cria uma conferência e uma performance com mímica para divulgação da semana Anti-tabagismo em 2009.

Uma grande conferência organizada na PUC-Rio com a presença do Reitor Prof. Padre Jesus Hortal e representantes do INCA, ANVISA, UFF e UFRJ, teve a função de divulgar o relatório sobre a criação do novo grupo de imagens de advertência e refletir sobre a importância dessa pesquisa.

As polêmicas imagens de advertências veiculadas nos maços de cigarro provocam por vezes reações de insatisfação, principalmente entre as indústrias ligadas ao tabagismo, mas, também com influência, por vezes, em alguns setores da opinião pública. No entanto, no decorrer da pesquisa para a sua produção e depois de seu lançamento ficava evidente que com o esclarecimento de algumas das funções dessas imagens, com a exposição do embasamento teórico de sua produção e com os resultados obtidos conseguia-se reverter opiniões antagônicas. 

As imagens de advertência não têm exclusivamente a função didática, mas também são um instrumento de ‘desglamourização’ cultural do objeto.  Junto com as leis de proibição da publicidade, as imagens de advertência têm desempenhado importante papel em retirar do maço seu valor como objeto de consumo – criado historicamente com décadas de difusão do ato de fumar como algo elegante, sedutor, e que agrega status. 

Assim, em outros suportes como cartilhas, campanhas de informação, entre outros, a mensagem positiva é a mais indicada, mas no caso especifico do maço, o veículo do produto, é mais eficaz a imagem negativa - categorizada como aversiva nos estudos realizados. Por isso decidiu-se investir em divulgar esses aspectos e suas justificativas em diversas ações de informação. À conferência se associou uma performance onde dois atores, com mímica, interpretavam algumas conseqüências do fumo veiculadas pelas imagens. Realizada dentro de uma caixa que simulava o maço, a performance acontecia na área que seria ocupada por uma imagem de advertência. Funcionários do INCA, em um stand próximo, distribuíam material informativo e tiravam dúvidas sobre esse projeto. 

O FALA SÉRIO já é uma série de palestras promovidas pelo INCA em universidades, também com a função de expandir o conhecimento sobre esses aspectos.  O LaDeh participou na documentação e em algumas mesas como palestrante.

Parceiros

Vídeos

Ações da Semana sem tabaco



Copyright 2011 Laboratório de Design de Histórias. Todos os direitos reservados