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Seis propostas para adaptação visual de conteúdo geográfico e estatístico para o público infantil

2010 - Dissertação de Mestrado de Ana Claudia Corrêa Bittencourt Sodré

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Tema

Adaptação das seis categorias (Leveza, Rapidez, Exatidão, Visibilidade, Multiplicidade e Consistência) descritas por Italo Calvino em seu livro “Seis propostas para o próximo milênio”, para o desenvolvimento de uma metodologia da análise de discurso para crianças da disseminação de dados geográficos e estatísticos do IBGE, através do livro didático infantil.

Problema

A complexidade e a adaptação para o universo infantil de temas como geografia e estatística.

Objetivo Geral 

Verificar a aplicação da base teórica encontrada ao longo dessa pesquisa e propor uma metodologia da análise de discurso na concepção de livros que visam à comunicação de dados estatísticos e informações geográficas para o público infantil.

Objetivos Específicos 

- discutir a atuação do Design na formulação da apresentação dos dados geográficos e estatísticos para crianças;

- auxiliar na inserção do designer no processo de formulação da apresentação desses dados para o público infantil;

- refletir sobre a atualização, através do livro didático, dos métodos de apresentação de informações geográficas e estatísticas para crianças;

- definir uma metodologia de apresentação dessas informações para crianças no uso do livro didático infantil e

- promover uma reflexão para a comunicação de dados geográficos e estatísticos para fins educativos.

Justificativa e Relevância da Pesquisa

Escassez de estudos aprofundados específicos sobre técnicas e métodos para a disseminação de informações geográficas e estatísticas para o público infantil e a demanda atual do IBGE em relação a isso.

Metodologia

A presente pesquisa consistiu em um estudo aprofundado da adaptação das seis categorias descritas por Italo Calvino, para o desenvolvimento de uma metodologia que analisasse os discursos visuais produzidos para o público infantil, da disseminação de dados geográficos e estatísticos do IBGE.

O que se quis saber é como essas categorias advindas de teorias literárias, entraram em diálogo com os discursos que se materializam em textos e figuras e que sentidos elas geraram num sistema alternativo de símbolos. 

Por isso, o diálogo com a obra de Dondis e a opção final por uma análise de discurso produzido pelos elementos da linguagem visual.

Como estudo de caso dessa pesquisa, escolhi realizar a análise crítica da linguagem visual utilizada no “Meu 1° Atlas”.

Conclusão

No âmbito geral, as conclusões obtidas com a análise de discurso ligada a sintaxe visual da publicação do IBGE voltada para o público infanto-juvenil (“Meu 1° Atlas”) parecem sugerir que nos produtos que utilizam uma linguagem híbrida de textos e imagens, as técnicas literárias propostas por Calvino produzem reflexões produtivas para tornar o discurso mais leve, rápido, exato, visível, múltiplo e consistente. 

Com isso, a pesquisa pôde testar a veracidade da hipótese desse estudo, segundo a qual as categorias sobre a leitura apontadas por Italo Calvino e o uso de diferentes recursos de design podem contribuir na adaptação de um conteúdo complexo para crianças, resultando em maior interesse e em maior absorção de conhecimento por parte das mesmas.

Um dos desdobramentos futuros para essa pesquisa seria aproveitar as categorias de Calvino, junto com as desenvolvidas nessa pesquisa, para criar uma forma de avaliação heurística (método informal de avaliação de produtos e objetos por especialistas, no caso de design gráfico, a partir de princípios heurísticos, ou seja, de parâmetros que o objeto deve atender) específica para livros infantis. 

Outro desdobramento seria aproveitar as categorias encontradas para avaliar outros suportes, além do livro, como por exemplo: sites, CDs, DVDs, filmes, etc. 

E por fim, um desdobramento natural dessa pesquisa seria o estudo da recepção.

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