Marca Ladeh PUC-Rio

Guima, Mascote da Mostra

Estudos para a Identidade visual

Logo Preto e branco

Estudos de cor

Estudos de cor

Logo final

Painel com a tejetória do termo Design de histórias

Banner/convite no site so SBGAMES 2009

Ficha de inscrição

Classificados

1ª PARLA!

2009 - 1ª Mostra LaDeh de Design de Personagens

Untitled document

PARLA! tem como finalidade promover e premiar a atividade inventiva de design de personagens, selecionando-os, quanto sua originalidade, ineditismo, função narrativa, personalidade e processo de criação.

O conceito de design de personagem abrange qualquer veículo, seja ilustração literária, vídeo, animação, game, HQs, anime, toy art, avatares de ambientes virtuais, teatro de bonecos, direção de arte para artes cênicas, ou outros veículos quaisquer. O objetivo da Mostra é justamente expor a contribuição do campo do Design para a diversidade de suportes narrativos contemporâneos, incluindo, em alguns casos, o próprio uso original de suportes (como personagens para estampas, novas tecnologias de realidade virtual, etc.) – desde que exista o vínculo do personagem com a função narrativa. 

Compreendendo como narrativa a organização particular de um discurso que contemple a condução de um personagem em uma matriz temporal com uma função diegética, essa experiência (narrativa) se reapresenta para os sujeitos e para a cultura com diferentes recursos e possibilidades que vão além da mera classificação por veículos.  Assim, diferentes recursos (de linguagem, estímulos, suporte, estilos etc.) organizam hoje uma produção realmente híbrida. Por isso, essa organização pretende colocar lado a lado criações com diferentes propostas para dar conta desse panorama, diversificado e mutável. 

Em 2008, a partir das pesquisas do LaDeh sobre acervos multimídia, concebe-se a PARLA! como uma mostra de Design de personagens. O nome remete ao anedotário em torno da criação de uma escultura de Michelangelo. O episódio narra que, devido à perfeição de sua própria obra, o artista teria dito a expressão para o personagem que havia criado.  

Em sua logo, A bola de papel que é símbolo do LaDeh encontra-se agora em um ninho, representando o processo de gestação de um personagem e, também, a preparação da primeira edição de um evento que quer ter vida longa! A cada Mostra pretende-se que um novo formato pode ser proposto (como a Parla 2 – realizada em 2011). 

Em 2009 , a organização do SBGAMES convida a mostra a integrar o conjunto de exposições do evento, e juntamente com o DAD investe no papel do Design na criação ficcional contemporânea. Os alunos que integram o LaDeh erguem o projeto e sua produção com carinho e dedicação, sem os quais seria impossível sua viabilização. Nasce a primeira edição e, como símbolo desse parto, propomos um mascote – afinal, uma mostra de personagens precisa ter o seu. 

Surge uma ave de papel como um desdobramento do ovo/bola que o gestou. Sua essência de suporte (sem pigmentos) indica a eterna proposta de criação de novos personagens da PARLA! – um ser feito das possibilidades do papel em branco, uma permanente espera de novas criações

A MOSTRA ocorreu no Solar Grandjean de Montigny na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, do dia 08 de Outubro a 11 de novembro de 2009, das 9h às 17h.

O seu cronograma foi:

26/06

07/08 a 08/09

08/09

25/09

08/10

 Início da

divulgação

  Inscrições

 Data limite para o envio pelo correio

 Resultado do júri

no site do SBGAMES

 Abertura da mostra

Foram selecionados 12 trabalhos, três premiados, 1 menção honrosa e 6 classificados para a exposição. 

Os classificados foram:

COLOCAÇÃO

NOME DO PERSONAGEM

PSEUDÔNIMO

AUTOR

1º lugar

Primus Bacon

Gripe

Larissa Fuchs Baptista

2º lugar

Polinhas

Creme anti-celulite, estrias e afins

Mônica Lopes Nogueira

3º lugar

Quayerhentium

Panthos

Fernando Rabello do E. Santo

 

Menção honrosa

Sephius

Sânsio

Fernando Rabello do E. Santo

 

 

Classificados para mostra

Padma

O menino Azul

Gouramani Menezes Pereira Pombo

Brasukart

Laura no reino do entardecer

Gabriel Mesquita Brasil Gonçalves

Din

Misandria

Amanda Ribeiro Duarte

Abe

Ynainekã

Abraão Lucas Cardoso Affonso

Duncan

Blaid 

Annita Wright Battelli L. da Cunha

Ficha Técnica:

Concepção, direção: Gamba Jr (PUC-Rio) 

Comitê organizador e cenografia: Barbara Castro, Cláudio Bittencourt, Eliane Garcia, Gabriel Martinelli, Júlia Lacerda, Miguel Carvalho, Pedro Palhano, Renan de Freitas, Rian Rezende e Rodrigo Coelho com coordenação de Érika Rodrigues Duran e Marcelus Gaio. 

Ilustração do Mascote: Miguel Carvalho

Direção de Arte: Gamba Jr.

Júri: Cláudia Bolshaw, Denise Portinari, Gamba Jr., Guilherme Xavier, Guto Lins e Nathalia Cavalcanti.

Fotografias : Érika Duran, Pedro Palhano e Eliane Garcia

Parceiros

  

Documentos

outrooutrooutrooutro

Vídeos

1a. Mostra Parla!



Copyright 2011 Laboratório de Design de Histórias. Todos os direitos reservados