Marca Ladeh PUC-Rio

Apresentação do Projeto

Áreas descartadas

Área escolhida

Partido adotado

Simulação

Simulação

Making of das fotos

Making of das fotos

Making of das fotos

Colocação dos cartazes

Metrô Pesquisa Anti-tabagismo

2008 - Estratégia de recrutamento de fumantes no metrô

Untitled document

Este projeto, desenvolvido como parte do Programa de Cooperação INCA/FIOCRUZ - que envolveu o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ, Metrô-Rio, Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, FIOTEC e o Programa de Pós Graduação em Design da PUC-Rio (LaDeh e LAE)  - teve por objetivo explorar, através de um estudo quasi-experimental conduzido entre fumantes do município do Rio de Janeiro, a efetiva vontade de parar de fumar medida através do “ato de ligar” para um serviço de aconselhamento telefônico.

Para este fim, foi desenvolvido pelos autores deste artigo um projeto de design que contemplou as duas abordagens acima referidas: a positiva –  que enaltece os benefícios da cessação ao fumo, vinculando-a aos ganhos possíveis – e a negativa, que ressalta os riscos mais imediatos relacionados ao ato de fumar, e as perdas ocasionadas pelo fumo. O projeto – idealizado na forma de uma intervenção gráfica exposta em duas estações do Metrô-Rio por um periodo de 15 dias, durante o mês de abril de 2008 - teve o propósito de permitir tal comparação e de avaliar qual a estratégia mais efetiva para fumantes quanto ao ato de ligar para um serviço de aconselhamento telefônico.

 A escolha das duas estações do Metrô-Rio onde seriam feitas as intervenções baseou-se em dados levantados junto ao Metrô-Rio sobre o perfil sócio-demográfico da população que nelas transita e no fluxo diário e semanal de passageiros, com o objetivo de se escolher um par de estações muito semelhantes para a pesquisa das opções positiva e negativa de abordagem. Além de perfis de usuários muito parecidos, as duas estações selecionadas têm em comum a mesma estrutura arquitetônica, facilitando o controle das variáveis envolvidas no estudo.

O extremo rigor científico-metodológico exigido pelo estudo demandou um cuidado especial em todas as etapas do projeto gráfico, para que ambas as abordagens de intervenção gráfica englobassem exatamente o mesmo conteúdo, diferindo-se apenas em relação ao caráter (positivo ou negativo) de seus elementos imagéticos e verbais. 

A partir da escolha feita pelos pesquisadores do INCA e FIOCRUZ sobre a temática central que seria abordada pela intervenção – a questão da falta de fôlego causada pelo fumo – foram realizadas diversas reuniões multidisciplinares onde definiu-se as frases principais para ambas as peças gráficas: “parar de fumar é ganhar fôlego” (positiva) e “fumar é perder fôlego” (negativa).  

FICHA TÉCNICA

Pesquisadores : 

Programa de Pós-Graduação em Design do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, Rio de Janeiro: Profa. Rejane Spitz; Prof. Nilton G. Gamba Jr. 

Coordenação de Prevenção e Vigilância, Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro: André Salem SzkloI; Cristina Perez; Mariana PinhoI; Valeska Figueiredo Carvalho;

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro: Evandro da Silva Freire Coutinho

Departamento de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre: Helena Maria; Tannhauser Barros; Taís de Campos Moreira; Luciana Rizzieri Figueiró; 

Fotografia : Paula Kossatz

Atores : Fernanda Guimarães e Wagner Trindade

Maquiagem e Figurino : Joana Seibl

Parceiros

  

  

Documentos

artigoartigo



Copyright 2011 Laboratório de Design de Histórias. Todos os direitos reservados