Marca Ladeh PUC-Rio

Somnus Bos - História Para Boi Dormir

2010 - Projeto Conclusão - Pedro Faria Sarmento

Untitled document

Livro Experimental

 

Resumo

Livro experimental com principal foco na interação entre tipografia e ilustração propondo diferentes leituras e significados da narrativa, dentro da temática medieval e Renacentista.

Descrição do Projeto

Iniciando-se com a pesquisa de temas folclóri¬cos brasileiros, quadrinhos e releituras míticas, o projeto se desdobra em uma volta às origens medievais do livro ilustrado e em uma redescoberta das relações entre texto e imagem daquela época. Como produto final, a pesquisa se sintetiza em um livro ilus¬trado que experimenta aplicar os conhecimentos teóricos e práticos desenvolvidos.

Mais que apenas um livro, o projeto consistiu num constante aprendizado. em relação ao estudo do livro e suas ilustrações. Neste campo, a pesquisa imagética, tanto das ilus¬trações do Brasil Colonial e Imperial como das imagens medievais, me possibilitaram pensar uma técnica própria, fruto da junção de elementos apreendidos em cada uma dessas etapas. Este aprendizado também perpassou o campo material. Testando cada tipo de instrumento e suporte - pastel, aquarela, nanquim, pintura digital - desenvolvi uma técnica minha que utilizo no livro. 

Outro importante estudo se deu na relação entre imagem e texto escrito. Re¬ver os manuscritos medievais e as impressões Renacentistas, além de conhecer mais profundamente a história da tipografia, me fez pensar de modo diferente os progra¬mas digitais que utilizamos hoje em dia. Neste sentido, penso cada vez mais o conjun¬to imagem e tipografia como algo único, em que se lê a mensagem da imagem e se vê a forma tipográfica. 

Entendo, agora, que a primeira proposta - estudar estéticas regionais do Bra¬sil - se transforma em um rumo mais amplo da minha pesquisa em descobrir o outro e o novo. Mais do que formar padrões fixos, ou certezas claras, a meta da pesquisa e do projeto é reinventar antigas soluções para os problemas do design e agregar outros saberes para formar o meu próprio. A miscigenação, então, aparece no produto final do livro, valorizando os diversos tipos de olhares. 

Neste sentido, o produto final também possibilita diferentes abordagens. No mercado, o produto possibilita uma nova relação de gênero que mescla o livro infan¬to-juvenil com o livro “adulto”, mais denso. Esta união de gêneros “opostos” atrai o leitor interessado em novas abordagens do objeto livro. 

No meio acadêmico pode servir para o estudo, tanto do livro medieval e suas releituras contemporâneas, assim como a pesquisa das relações entre imagem e massa tipográfica. O estudo abrange outras áreas fora o design. Como, por exemplo, a acade¬mia de letras no reuso do português arcaico como forma de linguagem ou, no campo da psicologia, os estudos do comportamento dos personagens e seus símbolos. 

 

Ficha Técnica

 

Ilustrações e Design

Pedro Sarmento

 

Roteiro

Felipe Vianna e Pedro Sarmento

 

Adaptação e Releitura do Português Arcaico

Irene Milhomens

 

Revisão

Irene Milhomens e Luiz Fernando Sarmento

 

Encadernação

Nina Martins

 

Orientador

Gonçalves Gamba Junior

 

Tutor

Marcelo Pereira



Copyright 2011 Laboratório de Design de Histórias. Todos os direitos reservados